História e princípios

  Tai Chi Chuan (太極拳 em chinês) é uma arte marcial chinesa como uma arte marcial interna qualificado (neijia 內 家).

Tai Chi Chuan é conhecido por sequências de movimentos feitos por seus praticantes. Nestas sequências são observadas: união de consciência e movimento do corpo, lentidão, a flexibilidade, a circularidade, continuidade, suavidade e firmeza; características que transmitem uma sensação de harmonia e serenidade.

Tai Chi Chuan foi popularizado pelos benefícios à saúde atribuídos à sua prática eo fato de que é uma disciplina que pode acessar a vastas camadas da população, independentemente da sua condição física. Praticantes de Tai Chi Chuan atribuir benefícios de saúde para funções relacionadas com a Medicina Tradicional Chinesa. Recentes estudos médicos confirmaram o Tai Chi Chuan como uma terapia para melhorar a saúde.

A tradução literal de Tai Chi Chuan (太極拳 em chinês) é "punho" (拳 py. Quan) o "princípio fundamental" (太極 py. Taiji) e significa Sistema de Tai Chi Fight (py taiji) 太極.

Hoje, Tai Chi Chuan é considerado uma disciplina para o desenvolvimento do corpo / mente e integração de equilíbrio pessoal, sem isso deixa o formulário de relacionamento / função (diyao 提要) que estabelece a sua natureza de arte marcial. Do Tai Chi Chuan outras disciplinas foram desenvolvidas sem a função marcial e limitadas às técnicas e princípios relacionados com a meditação e Chi Kung (qigong) 氣功. Estas disciplinas preferem se referir como Tai Chi .

Do ponto de vista da cultura chinesa, Tai Chi Chuan tem três fundamentos: primeiro sintetiza várias formas ou esquemas de combate de artes marciais da dinastia Ming, especialmente parece estar relacionada com as 32 formas Longo boxe. Em segundo lugar, ele se integra ginástica taoístas e sistema de respiração e a teoria dos canais e colaterais da medicina tradicional chinesa. Em terceiro lugar, ele formula seus princípios de combate na chave de Yin e Yang, os cinco fases, a Alquimia Interna e do Livro das Mutações.

Origem

Existem várias teorias sobre a origem do Tai Chi Chuan. A propagação do Tai Chi Chuan é devida a Yang Lu Chan 楊 露 禪 (1799-1872), também conhecido como Yang Fukui 楊福魁, nascido em Nan Guan, Yongnian County (província de Hebei), que ensinava a Família Imperial em Beijing, e que foi chamado Di Wu Yang (Yang, o Invencível). Yang Lu Chan, como um dos principais Mestres em Pequim, estava protegido por oito líderes Manchus e também foi apelidado de um dos "Oito Lords".

De acordo com Yang, a família de Yang Lu Chan, aprendeu Tai Chi Chuan com Chen Chang Xin 陳長興 (1771-1853) geração 14 da família Chen de Chenjiagou Village, Wen County (河南 província de Henan), que, de acordo com esta teoria, ele teria aprendido com seu contemporâneo Jiǎng fA 蔣 發, originário da aldeia vizinha Zhao Bao Zhen.

A tradição do sistema de combate da família Chen iria voltar para Chen Wang Ting 陳王廷 (1600-1680), descendente geração nono de Chen clã, o fim da dinastia Ming 明朝 e início da Dinastia Qing 清朝.

Segundo a pesquisa da arte do boxe com base nos princípios do Tai Chi vai estender para trás para traçar em sistemas anteriores com princípios e formas semelhantes. Daí algumas teorias atribuem a criação de Taijiquan a Chang San Feng 張三豐 (~ 1320-1417) que viveu na Dinastia Song do Sul e através de cuja linhagem teria sido transmitido à família Chen. Alguns pesquisadores, como Jordi Vilà i Oliveras afirmam que esta arte marcial tinha um antecedente na Wudang Quan mediata ou estilo de luta Wudang, o maior centro de taoísta, estilo cuja criação é atribuída a Chang San Feng.

Na "Sequência Velha" (Lao Jia) várias das formas compiladas pelo general Qi Jiguang 戚繼光 (1528-1587) em "Canon de Boxe" (Quan Jing) do seu livro: "Novo livro de técnicas eficazes" são reconhecidos Jìxiào Xinshu 紀 效 新書 e de acordo com o autor sintetizaram o melhor de 16 artes marciais da época.

 

 

 


O Boxe Longo (Pao Chuan)



Uma teoria da origem do Tai Chi Chuan estabelece que a arte da família Chen vem das 108 formas do Boxe Longo (Bai Ling Yi Quan Ba ​​Shi Chang)

A origem do Boxe Longo é na dinastia Song (960-1279) e é atribuída ao Imperador Taizu (Zhao Guangyin). Desta dinastia veio dois conceitos importantes de artes marciais e Duan Chang Quan Da 短打. Chang Quan significa sequência longa, isto é, várias formas (movimentos) estão ligadas numa sequência. Uma maneira excelente e artístico para desenvolver básica kung fu (3). Duan Da significa sequência curta, ou seja, a combinação de algumas técnicas praticadas de maneira repetitiva e é usado para treinar as técnicas de impacto. No treinamento tradicional de primeira praticada a seqüência longa. Então, há técnicas de impacto são praticados. O objetivo é desenvolver a fu básica kung. Depois de cada sequência de longo técnica é analisada e estudada como usá-lo, isto é chamado Chai Shou 拆 手. O objetivo não é tanto para treinar duro, mas entender a técnica. Finalmente algumas técnicas no que é chamado Duan Da são combinados. Esta prática é orientada luta real. Algumas pessoas confundem Chai Shou e Duan Da, isso é porque Chai Shou Duan Da incluída.

Origem do nome de Tai Chi Chuan

Quando Yang Lu Chan ensinou inicialmente a arte em Yong Nian (cerca de 1855), a sua arte ainda era chamado de "Mian Quan" ou (Punho de algodão) ou "Hua Quan" (Neutralizante Punho), não foi chamado Taijiquan. Enquanto ensinava na Corte imperial, Yang encontrou muitos desafios; alguns amigável e outros não. Mas, invariavelmente, ele ganhou, usando suas técnicas suaves, de modo convincente, que ganhou uma grande reputação.

Muitos daqueles que freqüentavam a corte imperial chegou a ver suas lutas. Em uma dessas reuniões de pessoas, em que Yang tinha ganho vários antagonistas de boa reputação, o estudioso Ong Tong Ele, que ficou tão impressionado com a maneira como Yang mudou e executou suas técnicas, ele sentiu estava ciente de que seus movimentos e técnicas eles estão expressando a manifestação física dos princípios do Tai Chi (filosofia); e ele escreveu para ele um dístico:

Mãos que prendem o Tai Chi fazer sacudir o mundo, um baú contendo habilidade final derrota uma multidão de heróis.

Depois disso, sua arte foi chamado Tai Chi Chuan e estilos que surgiram a partir de seu ensino, por sua associação com ele, também foram chamados por este nome.

Clássicos do Tai Chi Chuan

Clássico Tai Chi Chuan são documentos que são frequentemente referidos os seguidores de Yang e estilos Wu (Yuxiang). Estes textos usar terminologia que pode ser entendido somente conhecendo ambos os conceitos de arte marcial, medicina e filosofia como China. Às vezes, um passagem refere-se à prática da seqüência, por vezes, a aplicação de alguma forma e outros aspectos internos relacionados ao que é chamado trabalho de energia: a respiração, visualização muscular profunda. A maioria destes textos são parciais e não abordam de forma abrangente todos os aspectos do Tai Chi Chuan.

Alguns dos textos que melhor refletem a essência do Tai Chi Chuan são: Tai Chi Chuan clássico (Taijiquan Jing) Zhang Sanfeng, o Tratado de Tai Chi Chuan (Taijiquan Lun) Wang Zongyue e mãos cantando luta (Da Shou Ge) autor Anonymous, atribuída a Wu Yuxiang.

Os Clássicos do Tai Chi Chuan foram transmitidos pelas famílias Wu (Yuxiang) e Yang. Alguns documentos, passado de geração em geração, não foram publicadas até ao final de S XX. documentos historicidade que datam de antes de Yang Lu Chan e têm sido atribuídas a Chan San Feng (Chang San Feng 張三豐) e Wang T'sung-Yeuh (Wang Zong Yuè 王宗嶽) por famílias Wu e Yang tem sido questionada .

Quanto aos textos antigos da Família Chen são conhecidos como "Songs of Boxing" Quan Jing Ge Zong e 拳 经 总 歌 "longas e curtas frases" Chang Duan Ju 长短句. Há muito poucas publicações que não estão em língua chinesa, ambos os textos e outros livros escritos pelos mestres da família Chen no início do Século  XX.

Interpretação de textos antigos é complicada tanto pelo uso de caracteres em desuso e seu significado peculiar como eram parte de uma gíria em grande parte foi perdida.

Elementos da arte marcial

princípios filosóficos

Alguns dos princípios do Tai Chi Chuan compartilhados por outras artes marciais internas (Neijia) referem-se ao Taoísmo e a Alquimia Taoísta:

    
Ultrapassar a imobilidade do movimento (Yi Jing Zhi Dong) 以 靜 制動
    
Batendo duro com suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
    
Ganhar rápido com lentidão (Man Yi Sheng Kuai) 以 慢 勝 快

A ação de Tai Chi Chuan é desenvolvida por meio de ações circulares e conectadas que seguem o adversário, recordando o símbolo do Tai Chi. Seus princípios são refletidos no que é conhecido como os clássicos do Tai Chi Chuan, onde as chaves de Yin e Yang são formuladas, junto com as cinco fases (Wu Xing), a Alquimia Interna e o Livro das Mutações.

Algumas obras de referência sobre os fundamentos destes princípios são :

    
O Tao Te Ching de Lao Tse (Laozi 老子, Daodejing 道德 經)
    
Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huangdi Neijing 黃帝 內徑)
    
A Arte da Guerra de Sun Tzu (Sunzi Bingfa 孫子兵 法)
    
O Livro das Mutações (Yijing 易經)
    
Treze clássicos de Confucius (Kongzi 孔子, Shisanjing 十三 經)
    
Comentários para Concordância dos três de acordo com o Livro das Mutações (Zhouyi O Parentesco dos Três 周易 參 同 契)
    
Clássico Pátio Amarelo (Huangting Jing 黃庭 經), e
    
O diagrama para o cultivo de perfeição (Xiuzhen seu 修真 圖)

É difícil discernir os princípios originais de influência exercida por mestres modernos que transmitiram as artes marciais como alguns estudiosos que foram confucionistas e taoístas além de membros de seitas. Pode ser sua elaboração teórica após o seu desenvolvimento físico e que foram influenciadas por uma tendência cultural que tem sido passada com alguma continuidade por mais de 5000 anos.

Princípios Técnicos

A próxima série de máximas constituem os princípios técnicos do Tai Chi Chuan. Estes princípios gerais são comuns a todos os estilos e alguns concordam com outras artes marciais internas:

1- Abordar questões de estrutura corporal, respiração, dinâmica e encorajamento.

2- Interpretação e treinamento é necessário e diferenças no desenvolvimento de cada um desses princípios é o que diferencia algumas outras escolas.

3- estrutura corporal (Métodos do torso) - Xing

4- A energia no topo da cabeça deve ser ombros leves e sensíveis [Xu Ling Ding Jin] Hunde [Chen Jia] e  cotovelos abaixados e caídos [Zhui Zhou] Estender os dedos [Zhen Zhi] e sentar nas pernas [Zuo Wan] relaxar o peito e abrir as costas [Han Xiong [Ba Bei] relaxar a cintura [Song Yao] e relaxar o quadril  (Kuá) [Canção Kua] Rondas o cóccix [Yuan Dang]

5- Qi - Respiração com intenção no Tantien [Chen Dan Tian Qi] Centrar no Tantien [Yi Shou Dan Tian] Agitar o  Qi no Tantien [Dan Tian Chu Ru]

6- Yi - Intenção - Use a força da mente e não dos músculos [Yong Yi Bu Yong Li] A intenção orienta o movimento Qi [Yi Yi Ling Qi] Qi produz [Yi Qi Xing Ling]

7- Shen - Espirito - O espírito nos olhos [Yan Shen] Espírito e movimento unidos [Shen Xing He Yi]

8- Dong - Movimento - Quando uma parte se move tudo se move [Shen Fa Ru Long] distingue entre "cheio" e "vazio" [Fen Xu Xhi] Continuidade sem interrupção [Xiang Liau Bu Duau] Associar acima e abaixo [Shang Xia Xiang Sui] Une o interior e o exterior [Nei Wai Ziang I] andar como um gato e movimento como desenrrolar da seda [Wan Bu Mao Xing Ru, Ru Chou Dong Zuo Si]

9- Jing - Quietude - Mantenha a mente calma [xin gui jing] Pesquisar a quietude dentro do movimento [Dong Jing Qiu Zhing]

10- Desenvolvimento da energia / energia (Jin 勁) - Poder ou energia feeds (desenvolve) e ser nutrido (comboio) para que ele flui livremente no corpo para concentrar-lo com a intenção (Yi) em um lugar e tempo determinado. Então algum processo / formação relacionada relaciona-se com os princípios técnicos elementos mencionados são indicados:

Alimente Chi (Qi py) (Shi Qi)

Transporte Chi (Qi Yun)

Agite o Tantien Chi (Nei Dan Tian Zhuan)

Órbitas de energia vital (Chi) macro e microscópico (Da Xiao Zhou Tian)

força dinâmica circuito espiral (Jin) (Luo Xuan Jin)

Extracto de seda a partir de um casulo (Chou Se Jin) ou seda laminadas (Chan Si Jin)

No sentido normal Shun Chan Si

Ni Chan Si direção oposta

As três seções

Tudo pode ser dividido em três seções: raiz, galhos e folhas

Cada seção tem Interna e Externa

Os 13 técnicas (Shi San Shi 十三 势)

Tai Chi Chuan é baseada em treze conceitos que são assimilados técnicas (fa 法), mas estão presentes em diferentes formas ou padrões de ações e, assim, também chamados de energias (jin 勁) no sentido de qualidades energéticas de potência ( força nei jin interno 內勁) e a estrutura de corpo.

Os treze técnicas / energias são: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao Jin, Tui, Gu, Ding e Pan. Também eles são conhecidos como Oito portas e cinco etapas (BA mén Wǔ Bu) 八 門 五步 e são classificados da seguinte forma:

Os oito portas (BA MEN) 八 門 também chamado Oito métodos (Ba fa) ou técnicas de mão (Shou fa 手法)

    
Os quatro lados (Si Zheng 四 正)

Peng 掤 (aparar)

Lǜ 履 (rolar para trás)

Jǐ ​​擠 (pressionar)

 An 按 (empurrar)

    
Os quatro cantos (Si yu 四隅)

Cǎi 採 (puxar para baixo)

Lie 挒 (quebrar)

Zhǒu 肘 (cotovelo)

KAO 靠 (ombro)

    
Os cinco passos (Wǔ Bu) 五步 ou técnicas de pé (Bu) fa 步法

bù Jin 進步 (para a frente)

Tui bù 退步 (back)

Zǔo Gu 左 顧 (olhar à esquerda)

Yôu Pan 右 盼 (olhar à direita)

Zhōng dìng 中 定 (equilíbrio central)

As Oito Portas estão associadas aos oito trigramas ou Pa Kua ( 八卦 Ba Gua)  e o I Ching (Yijing 易经), os cinco passos associados com os cinco agentes cosmológicos ou cinco atividades (Wǔ Xíng 五行):  madeira, fogo, terra, metal e água (, , , , ).

Entre algumas escolas existem diferentes interpretações desses conceitos.

 

Contato

Professor Carvalho Salvador e Lauro de Freitas-BA 71 99127-0797 tim claudio_taichi@hotmail.com