Lian Gong

Lian Gong é o termo chinês que significa trabalho de base. Todo trabalho ou profissão o possui. Toda arte marcial tem neste, a semente que deve ser trabalhada para florescer o melhor fruto.

Existem 36 movimentos que trabalham de forma globalizante nossos sistemas locomotor, circulatório, endócrino e imunológico.

Foi sistematizado pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yang Ming, através de 18 movimentos baseados no Tai Chi Chuan e no Kung Fu, que, no primeiro instante, ele chamou de "18 terapias", com o objetivo inicial de criar uma ginástica laboral, prevenir e tratar patologias ósseas e musculares. Com o passar do tempo, foram criados mais 18 movimentos e acrescentadas técnicas de respiração.

Os movimentos de Liangong são leves e lentos, proporcionando que o fluxo de energia vá se soltando, flexibilizando e harmonizando. Esta harmonia para os chineses é o que determina a saúde. É um processo de adaptação do organismo a condições externas, agentes climáticos, pessoais ou internos, principalmente do estado emocional do indivíduo e, desta forma então, estes movimentos proporcionam saúde.

Como a maioria das técnicas orientais, o tempo de prática, a persistência e a paciência determinam os resultados, que aos poucos vão se tornando partes integrantes da vida do praticante.

O domínio dos movimentos envolve exatamente um poder que o aluno desenvolve dentro dele: inicialmente, em pequenos movimentos e "insights" e, posteriormente, em todas as experiências da vida.

Contato

Professor Carvalho Salvador e Lauro de Freitas-BA 71 99127-0797 tim claudio_taichi@hotmail.com