minha história

Prof. Carvalho com sua mãe Aidê Carvalho
 

Em 1989 iniciei meus estudos sobre a Cultura Chinesa, mais especificamente ao TAOISMO, de forma autodidata, vindo a encontrar meu primeiro professor de TAI CHI CHUAN, professor Yü Li Hong, em fevereiro do ano de 1992, e concluindo com aproveitamento o curso de TAI CHI CHUAN - 24 formas, promovido naquele tempo pelo Centro Cultural Brasil - China em parceria com a UFBA - Universidade Federal da Bahia, a título de curso de extensão. O professor Yü Li Hong e o professor Ma To Chi coordenavam o Centro Cultural Brasil-China. Foram três meses intensos que culminaram com uma aproximação respeitosa ao Professor Yü Li Hong. Na China o respeito aos Mestres é a coisa mais importante no processo de aprendizado e que dura toda a vida. No mesmo ano conheci o professor Gutembergue Cruz do Livramento, quando iniciei a prática do Kung Fu estilo Serpente Sagrada, e mais tarde do Qi Gong e do Estilo Chen de Tai Chi Chuan.

 

Em 1997, participei do seminário em Salvador com o Mestre Liu Pai Lin, sobre o TAICHI-PAI-LIN, promovido pela UNIPAZ. Naquele evento todos os participantes puderam receber o conhecimento direto de um autêntico mestre taoísta. Em meados desse mesmo ano fui morar no Rio de Janeiro, onde participei do seminário de Tai Chi Chuan 85 formas da escola Yang em Petrópolis, com a Mestra Shen Hai Min, discípula direta do Grande Mestre Fu Zhong Wen, patriarca da 4ª geração do estilo Yang. Ainda no Rio de Janeiro, fui convidado a dar aulas de Tai Chi Chuan para os funcionários da SECPLAN - (Secretaria de Planejamento) do Palácio Guanabara, sede do Estado do Rio.

 

Em 1999, novamente na região montanhosa de Petrópolis, participei do curso de Tai Chi Chuan estilo Chen, com o Grão Mestre Chen Xiao Wang, décima-nona geração da família Chen, que veio ao Brasil para ensinar oralmente, algumas das técnicas da sua linhagem familiar. Naquela ocasião o professor Gutembergue e o professor de Hap Ki Dô Alberto Santana também estavam presentes representando o espírito das Artes Marciais na Bahia!

 

Em 2001, participei do seminário de Tai Chi Chuan - estilo Yang promovido pela Associação de Tai Chi Chuan de Brasília. Foi um encontro nacional, de professores brasileiros da arte com o Grão Mestre Fu Shen Yuan, 5ª geração da família Yang de Tai Chi Chuan, filho do Grande Mestre Fu Zhong Wen. Tenho infinita gratidão de ter conhecido este grande mestre que comoveu-me pela simplicidade, grande sabedoria e técnica perfeita! O estilo Yang da nossa Associação vem desta linhagem onde o representante atual é o filho do saudoso Mestre Fu Sheng Yuan, o Mestre Fu Qing Quan ou James Fu , como é conhecido em todo o mundo.

 

Em 2003 fui convidado pelo Sr Gérson Wang, diretor do Centro de Cultura Chinesa, no Jardim de Alah em Salvador, para assumir as turmas de Tai Chi Chuan e de Kung Fu daquela instituição, permanecendo assim por cinco anos como professor responsável dos cursos de artes marciais oferecidos no Centro de Cultura Chinesa.

 

Em 2004, realizei minha primeira viajem à China juntamente com um grupo de irmãos do Tao para apresentar o Coral do Brasil num evento que reuniu mais de 10.000 pessoas!  Com muita alegria, gratidão e misericórdia pudemos permanecer 28 dias no principal Santuário do Tao em Taiwan. Como na realização de um sonho acalentado desde 1989, conhecemos toda a Ilha de Formosa, Taiwan. Muitos templos antigos também foram visitados, muitos amigos reencontrados. Dias de muita Luz Divina, participando de palestras, cursos e concentração coletiva pela Harmonia no mundo. O Tao deve ser praticado no mundo para que a harmonia se estabeleça na Terra.

 

Em 2005, a convite da Associação dos Empregados da PRODEB - ADEPRO, para levar o Tai Chi Chuan naquela instituição governamental situado no Centro Admnistrativo da Bahia, sendo contratado e permanecendo na função de professor até 2007, quando houve mudanças na diretoria e a conseqüente extinção do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

 

Em 2009 fundei a Associação Tao Kung Chuan no antigo CMO - Centro Médico da Orla, Boca do Rio -Salvador-BA, destinada a divulgar a cultura chinesa através do estudo da arte marcial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung além do Taoísmo vivo.

Em 2010 levei o Tai Chi para o Grupo de Idosos Alvorada, pertencente a ONG Clube das Mães do Vale das Muriçocas. Na ocasião houve uma vivência com Tai Chi para 50 mães idosas e carentes do Vale das Muriçocas em Salvador. Percebi que nosso papel é servir, pois é dando que se recebe!

 

Em Fevereiro de 2011 fui convidado para participar como instrutor de quatro oficinas experimentais de Tai Chi Chuan no Colégio Sartre CoC do Itaigara. A experiência foi aberta aos alunos do colégio em seu horário de intervalo das aulas, sendo recebidos mais de 200 alunos para experimentar a arte do Tai Chi. Em Agosto do mesmo ano ministrei oficina de Tai Chi Chuan para os alunos de Odontologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

 

Em Abril de 2014 retornei à China juntamente com irmãos do Tao para um encontro mundial em memória aos antepassados. Santuários de todos os países da Ásia haviam enviado representante entre mestres e irmãos do Tao. Pude conhecer mais de perto um Mestre do Tao que também era Mestre de Taichi Yang e pude ser presenteado por ele com a roupa tradicional utilizada apenas nas apresentações especiais do Tai Chi Chuan. Também naquela ocasião, numa cidade Chamada Lin Kou, em Taiwan, pude ser avaliado pelo Mestre Twu Zhong Ren do Estilo Chen de Tai Chi Chuan e discípulo do Grão Mestre Du Yu Zhe, que levou o estilo Chen para Taiwan. Gratidão eterna à Grande Mestra que me proporcionou este encontro !

 

Em 2016 participei do Seminário com o Mestre Yun Xiang Tseng, 14ª geração da linhagem dos mestres das montanhas sagradas de Wu Dang e 25ª geração dos mestres taoístas da longevidade. Atualmente ele é o representante oficial nos Estados Unidos da Associação Taoísta de Wu Dang, na China. Este grande evento teve a duração de 18 horas e foram transmitidos os princípios da Filosofia Taoísta de Wu Dang ; a Introdução ao Qi Gong de Wu Dang ; os Fundamentos da Prática Energética de Cura sem Remédio ; as Oito Peças de Brocado (Ba Duan Jing) ; a Introdução ao I Ching  e a Meditação Taoísta para a Saúde.

 

Em 2017, de 03 a 07 de Maio na cidade de Brasília-DF, participei do evento histórico que marcou o Primeiro Seminário Taijiquan da Família Chen com o Mestre Chen Bing no Brasil. O Mestre Chen Bing é a 20ª geração de mestres da família Chen. Este inédito curso no Brasil trouxe ensinamentos preciosos da Escola Chen como as Formas Lao Jia Yi Lu e Lao Jia Er Lu, a Forma de Sabre Chen e a técnica de Fang Song (Qi Gong), técnicas transmitidas numa carga horária de 26 horas intensas, tendo em sua maioria professores interessados em aperfeiçoar seu entendimento da escola mais antiga de Tai Chi Chuan.

 

Em 2018, no período de 18 a 23 de Novembro, o Mestre Yun Xiang Tseng retornou a Salvador, desta vez para transmitir o Tai Chi Chuan 28 formas das montanhas de Wu Dang numa carga horária de 70 horas de imersão. O retiro aconteceu num hotel fazenda em Barra do Pojuca, próximo a Itacimirim.

 

Atualmente, continuo ministrando aulas no Parque Metropolitano de Pituaçú, em parceria com a coordenação do parque. O Parque Metropolitano de Pituaçú possui a maior área verde da cidade de Salvador. Este ano completamos 17 anos de aulas abertas todos os sábados. Eventualmente recebemos convites para realizar palestras e apresentações, além de eventos culturais.

 

Referências:

  • Sr. Yü Li Hong /Manoel Espinheira 36 / 71 3331-3754
  • Sr. Wang - Centro de Cultura Chinesa / 71 8896-7145

Contato

Professor Carvalho Salvador e Lauro de Freitas-BA 71 99127-0797 tim claudio_taichi@hotmail.com